enfermagem
Introdução ..........................................................02
Relações ecológicas entre seres vivos......................03
Relações intraespecíficas harmônicas ..................... 04 à 05
Relações intraespecíficas desarmônicas .................. 06
Relações interespecíficas harmônicas ..................... 07 à 12
Relações interespecíficas desarmônicas .................. 13 à 15
Conclusão ............................................................ 16
Bibliografia ........................................................... 17
Introdução
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Relações Ecológicas entre Seres Vivos
Podemos classificar as relações entre seres vivos inicialmente em dois grupos: as intraespecíficas, que ocorrem entre seres da mesma espécie; as interespecíficas, entre seres de espécies diferentes.
É comum diferenciar-se as relações em harmônicas e desarmônicas. Nas harmônicas não há prejuízo para nenhuma das partes associadas, e nas desarmônicas há.
Relações Intraespecíficas Harmônicas
a) Colônias
Agrupamento de indivíduos da mesma espécie que revelam um grau de interdependência e se mostram ligados uns aos outros, sendo impossível a vida quando isolados do conjunto, podendo ou não ocorrer divisão do trabalho.
Ex.: As cracas, os corais e as esponjas vivem sempre em colônias.
b) Sociedades
São agrupamentos de indivíduos da mesma espécie que têm plena capacidade de vida isolada mas preferem viver na coletividade. Os indivíduos de uma sociedade têm