METAIS - Zinco
O zinco é um metal pesado de cor branco-azulada, forma cristalina hexagonal compacta, número atômico 30, baixo ponto de fusão 419°C (à pressão de 760mm de Hg) e ebulição 920°C.
É um metal às vezes classificado como de transição, ainda que estritamente não seja, pois apresenta semelhanças com o magnésio e o berílio além dos metais do seu grupo. Este elemento é pouco abundante na crosta terrestre, porém pode ser obtido com facilidade.
É um metal importantíssimo na indústria atualmente, principalmente pela sua alta resistência à corrosão, o que permite o seu emprego como revestimento protetor de vários produtos.
2. MICROESTRUTURA
Apresenta forma cristalina hexagonal compacta.
6 átomos por célula FEA = Vol. Átomos na célula = 0,74 Vol. Total da célula Normalmente c/a = 1,633 Número de Coordenação= 12
3. CARACTERÍSTICAS
O zinco puro é muito dúctil e maleável, mas pequenas quantidades de outros metais podem torná-lo frágil. É um bom condutor de calor e eletricidade e apresenta uma grande resistência à deformação plástica a frio que diminui com o aquecimento, obrigando a laminá-lo acima dos 100ºC.
Caracteriza-se pela sua alta resistência à corrosão, o que permite o seu emprego como revestimento protetor de vários produtos. Sua grande facilidade de combinação com outros metais permite o seu uso na fabricação de ligas, principalmente os latões e bronzes e as ligas Zamac (zinco-alumínio-magnésio).
4. PROCESSAMENTO
É encontrado na natureza principalmente sob a forma de sulfetos.
A produção do zinco começa com a extração do mineral que pode ser realizada tanto a céu aberto como em jazidas subterrâneas. Os minerais extraídos são triturados e, posteriormente, submetidos a um processo denominado flotação para a obtenção do mineral concentrado. Os tratamentos podem ser de duas formas:
- Os minerais com altos teores de ferro são tratados por via seca, onde o concentrado é queimado ( calcinação ) para