exercicios teoria da contabilidade
Teoria da Contabilidade
1) Definição de bens, bens tangíveis e bens intangíveis. Dê três exemplos de cada um.
R: Bens tangíveis são aqueles que podem ser tocados, que têm existência física, tais como terrenos, edifícios, máquinas, instalações, e assim por diante. Bens intangíveis são aqueles representados por direitos, como de marcas e patentes, pela tradição no mercado, pelo conceito usufrído na esfera comercial e industrial corporificado pela clientela fixa e permanente e outros também não materializáveis diretamente por objetos físicos. É o que se convenciona chamar de "good will".
2) Definição de Direitos e Obrigações. Dê três exemplos de cada um.
R: Direitos: São valores que a empresa tem para receber de terceiros. As contas seguem com a denominação a receber. Ex: cheque à receber, vendas e duplicatas.
Obrigações: São valores que a empresa tem para pagar à terceiros, as contas seguem com a denominação à pagar. Ex: Cheques à pagar, impostos e salários .
3) Definição de Patrimônio Liquido. Qual é a sua formula.
R: O patrimônio líquido representa os recursos próprios da empresa, a parcela do patrimônio proveniente dos proprietários e do desempenho das suas atividades ao longo da vida. Patrimônio Líquido é o valor residual dos ativos de uma empresa depois de deduzidos todos os seus passivos (PL = A – P).
4) O que vem a ser aspecto qualitativo e quantitativo na contabilidade?
R: Aspectos Qualitativos: são os nomes, os títulos dados aos elementos patrimoniais, de acordo com sua classificação contábil; designando assim a natureza de cada elemento; Aspectos Quantitativos: consiste em atribuir valor monetário a cada elemento do patrimônio.
5) Cite cinco usuários externos da Contabilidade e explique a necessidade de cada um quanto às informações contábeis.
R: (Os banqueiros ou fornecedores de produtos ou serviços a prazo). o investidor. Nota-se que a necessidade pelas informações contábeis cresceu