Metafisica
A síndrome de Down é um doença na qual o cromossomo 21 aparece duplicado, às vezes apenas de maneira parcial. A principal característica que os portadores da anomalia cromossômica apresentam é um retardamento mental leve ou moderado, ou seja, dificuldade de cognição.
Down
Além da habilidade cognitiva, a síndrome também causa deformações físicas, tanto no corpo quanto no rosto do portador. Devido a isso, geralmente a doença é diagnosticada logo no nascimento. De todos os distúrbios genéticos, a síndrome de down é a mais comum, sendo encontrada em cerca de 1 a cada 800 recém-nascidos.
Há vários fatores que contribuem para o desenvolvimento da habilidade de cognição do portador, o que caracteriza, basicamente, o tratamento para a doença. A aplicação de remédios sempre que forem necessários, o ambiente familiar e o círculo social estável, o acompanhamento médico frequente e práticas especiais de ensino estão entre esses fatores, que são necessários para crianças com síndrome de down.
SÍNDROME DE DOWN * A+a- * Imprimir
Síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, é uma alteração genética causada por um erro na divisão celular durante a divisão embrionária. Os portadores da síndrome, em vez de dois cromossomos no par 21, possuem três. Não se sabe por que isso acontece.
Em alguns casos, pode ocorrer a translocação cromossômica, isto é, o braço longo excedente do 21 liga-se a um outro cromossomo qualquer. Mosaicismo é uma forma rara da síndrome de Down, em que uma das linhagens apresenta 47 cromossomos e a outra é normal.
Alterações provocadas pelo excesso de material genético no cromossomo 21 determinam as características típicas da síndrome:
* Olhos oblíquos semelhantes aos dos orientais, rosto arredondado, mãos menores com dedos mais curtos, prega palmar única e orelhas pequenas;
* Hipotonia: diminuição do tônus muscular responsável pela língua protusa, dificuldades motoras, atraso na