metadologia
6ª Parte
Livro texto: Introdução à Engenharia-Conceitos, Ferramentas e Comportamentos, autores : Walter Antonio Bazzo e Luiz Teixeira do Vale Pereira.2ª edição. Editora UFSC.2010 – ISBN : 978-85-328-0455-6
Capítulo 8 – Otimização
Muitas vezes a resolução de problemas na engenharia leva a várias soluções. Também na engenharia tem-se que preocupar obter soluções que tenham menos preço, menor peso, menor consumo, maior segurança, etc. Além do mais um bom profissional jamais está satisfeito com o seu trabalho enquanto não conseguir melhorar uma solução enquanto for possível. O procedimento utilizado para chegar a estes objetivos é a otimização.
No dicionário Aurélio, encontramos a definição para a palavra Otimizar como sendo:
Otimizar. V. t.d. Proceder à otimização de; tornar ótimo. E para o termo "otimização": Otimização. S.f. Processo pelo qual se determina o valor ótimo de uma grandeza.
Então, temos como premissa a idéia de que, ao utilizarmos o verbo "otimizar" estamos nos referindo a algo que queremos melhorar até o ponto máximo permitido que alcance um determinado estado de "suposta perfeição" dentro dos próprios limites do objeto, situação e natureza.
Otimização é um processo de procura porque nem sempre a melhor condição é alcançada, embora o ótimo seja uma meta.
A condição de ótimo pode ser a procura de um máximo, por exemplo, a produção de algo ou o mínimo, por exemplo o menor custo de um produto. Assim o processo de otimização na engenharia pode ser entendido como um procedimento de maximizar ou minimizar variáveis.
Resumidamente :
Otimizar um processo Otimizar é buscar a melhor solução reduzir o indesejável ou aumentar o desejável.
Na engenharia, raramente os problemas são somente técnicos, a busca de melhores soluções se dá em dupla dimensão : uma técnica e outra econômica. Na verdade na engenharia sempre temos influencia de tempo, recursos técnicos, financeiros, questões