Metacompet Ncia
7958 palavras
32 páginas
METACOMPETÊNCIA Uma nova visão do trabalho e da realização pessoalEUGENIO MUSSAK
Goiânia 2015
Parte I - Percepções de um mundo mutante
1. O homem e sua capacidade de pensar
1.1 - Uma exclusividade humana
Somos iguais quanto a direitos e deveres, mas somos diferentes nas percepções e habilidades. Saber compreender, aceitar e utilizar as idiossincrasias é uma boa qualidade daqueles que formam ou lideram equipes. Aproveitar as diferenças é sinal de inteligência. O que serve para um não necessariamente serve para outro. As pessoas são diferentes, têm traços únicos, intransferíveis, agem e reagem com originalidade, e isso nos permite adquirir uma nova compreensão dos relacionamentos profissionais e pessoais.
1.2 - O homem e seus mitos
Costumamos usar vários mitos como metáforas construtivas do conhecimento do homem e de sua capacidade de pensar. O homem gosta de mitos porque com eles pode encaminhar melhor as soluções para sua realidade.
1.3 – O homem e seus paradigmas
É importante lembrar que paradigmas nunca deixam de existir, ao abandonar um, logo se cria outro. Não nos livramos de paradigmas; apenas os substituímos. Nas ciências naturais e nas ciências humanas também existem paradigmas, e eles podem ser igualmente quebrados e modificados. A diferença é que nas ciências naturais isso não modifica os fatos, enquanto nas humanas sim. De um lado encontramos a consciência e a percepção da realidade do mundo e de nós mesmos e, de outro, a alienação, que se não chega a ser uma patologia é tão nociva quanto se assim fosse, uma vez que tira do homem seu mais precioso valor: a autonomia.
1.4 – Como se constrói um paradigma
O homem pergunta e responde. E dessa maneira desenvolve seu pensamento, que o singulariza e o dignifica.
1.5 – E eu com isso?
Ai está algo que devemos cultuar: a arte o pensar, de melhorar a qualidade, de fortalecer as bases do pensamento e facilitar a ligação dessas bases com o pensamento em si mesmo.
2. A