Metabolismo
1) Definir metabolismo e descrever as diferenças fundamentais entre anabolismo e catabolismo.
Metabolismo é o conjunto de todas as reações químicas dentro de um organismo vivo. Essas reações químicas tanto liberam quanto requerem energia, o metabolismo pode ser visto como um ato de balanceamento de energia. Sendo assim, o metabolismo pode ser dividido em duas classes: - Catabolismo: Reações anabólicas ou degradativas quebram compostos orgânicos complexos em compostos mais simples. Nesse tipo de reação há liberação de energia; em geral são reações hidrolíticas (reações que utilizam água e nas quais as ligações químicas são quebradas) e são exergônicas (produzem mais energia do que consomem). Um exemplo de catabolismo: Quebra de açúcares em dióxido de carbono e água. - Anabolismo: Reações anabólicas ou biossintéticas que constroem moléculas orgânicas complexas a partir de moléculas simples. Nesse tipo reação há requisição de energia, o processo catabolico muitas vezes envolve reações de síntese por desidratação (reações que liberam água) e são endergônicas ( consomem mais energia que produzem). Exemplos de anabolismo: Formação de proteínas a partir de aminoácidos; de ácidos nucleicos a parir de nucleotídeos.
2) Identificar o papel do ATP como um intermediário entre o metabolismo e anabolismo.
Quando moléculas complexas são quebradas (catabolismo), parte da energia é transferida e captada no AT, e o restante é liberado como calor. Quando moléculas simples são combinadas para formar moléculas complexas (anabolismo), o ATP fornece a energia para a síntese, e outra parte da energia é liberada como calor. ADP+Di+energia → ATP Assim, as reações anabólicas são acopladas à quebra de ATP, e as reações catabolicas são acopladas à síntese do ATP.
3) Explicar o que se quer dizer por oxirredução.
A oxidação é a remoção de elétrons (e-) de um átomo ou molécula, uma reação que muitas vezes produz energia. A redução é o ganho de elétrons