Metabolismo.
Primeiramente a função da membrana biológica é separar o organismo em dois compartimentos, o intracelular e o extracelular. O compartimento extracelular é subdividido em: Intravascular, intracavitário, intersticial.
Aula 2 –
As membranas biológicas por geneticamente estarem associadas aos nossos pais também estão envolvidas com processos de seleção de doadores de órgãos, investigação de paternidade, marcadores genéticos tumorais, e outros.
Nota: A membrana é constituída por proteínas e fosfolipídios, ela é capaz de trazer uma substancia do extra para o intracelular.
Quando uma proteína está positiva significa que ela ganhou um hidrogênio, e quando ela está negativa perdeu um hidrogênio. Dessa forma elementos químicos com cargas diferentes se atraem.
Quando há uma junção de dois elementos químicos ocorre a formação de uma substancia.
Através de ligações químicas nossas células são capazes de absorver nutrientes.
Principais elementos presentes na dieta.
Da dieta originam-se principalmente três substancias importantes que são carboidratos, proteínas e lipídios, essas substancias são ingeridas na forma de macromoléculas e ao longo do tubo digestório sofrem um conjunto de transformações bioquímicas que é chamado de digestão que resulta na formação de micromoléculas. Bioquimicamente os processos de digestão é feito através de reação de hidrolise que é a quebra pela água.
MACROMOLÉCULA LIGAÇÃO MICROMOLÉCULA
Carboidratos. Ligação glicosidica. Monossacarídeos: glicose + frutose.
Lipídios. Ligação gliceridica. Glicerol + ácidos graxos.
Proteínas. Ligação peptídica. Aminoácidos.
Metabolismo é o conjunto de reações de degradação e síntese do organismo.
Degradação: Quebra.
Síntese: Formar.
Reação catabolica: degradação.
Reação anabólica: