metabolismo
1 – O que são enzimas?Como elas atuam?
São catalisadores biológicos. Atuam diminuindo a energia de ativação, ou seja a energia gasta para que ocorra uma reação. São altamente específicas, atuam sob determinado ph, temperatura e substrato.
2 – O que interfere na sua atividade?
Ph, temperatura, quantidade de substrato, quantidade de enzima e de inibidor.
3 – Ao verificar o gráfico abaixo, quanto maior o número de substrato, maior será a velocidade enzimática, correto?
Correto, pois maior será a probabilidade da enzima formar complexo enzima substrato, porém ao atingir sua velocidade máxima, não adianta mais aumentar o número de substrato que a velocidade máxima não aumenta, pode-se verificar isso no ponto C.
4 – Comparando os gráficos, explique qual pertence ao inibidor competitivo e qual ao não competitivo e explique a diferença entre eles e entre eles e o irreversível:
ATENÇÃO O PRIMEIRO GRÁFICO ESTAVA ERRADO!!! 1 2
O 1 é de inibidor competitivo, no final a reação acontece como se não tivesse inibidor porque o número de substrato é maior do que o de inibidores e como há competição pelo sítio ativo, há interferência na afinidade (km), já o segundo gráfico pertence ao inibidor não competitivo, a velocidade deminui e o km não, pq não compete pelo sítio ativo.
Se diferenciam do irreversível pq este age de forma definitiva na enzima.
5 – Explique a diferença entre KM e KA:
Km – é a afinidade da enzima pelo substrato
KA – é a força de um ácido e ou uma base
6 – O que é Ph?
Quantidade de íons H* da molécula
7 - O que é sistema tampão e para que serve?
Sistema formado por um ácido fraco e sua base conjugada para evitar oscilações de ph
8 – Explique a curva de titulação:
Na curva de titulação, por exemplo, você acrescenta acido na base e o ph que era básico vai aumentando para neutralizar, então é a quantidade de base necessária para neutralizar o ácido e forma sal e água.