Metabolismo Energetico e Embriologia
Fernanda Soares
Zanandra Caetano
Juliane Menezes
Novembro – 2013
Introdução
Metabolismo é o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. Estas reações são responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula e constituem a base da vida, permitindo o crescimento e reprodução das células, mantendo as suas estruturas e adequando respostas aos seus ambientes.
A fotossíntese inicia a maior parte das cadeias alimentares na Terra. Sem ela, os animais e muitos outros seres heterotróficos seriam incapazes de sobreviver porque a base da sua alimentação estará sempre nas substâncias orgânicas proporcionadas pelas plantas verdes.
A quimiossíntese é a produção de matéria orgânica através da oxidação de substâncias minerais, sem recorrer à luz solar. Cada uma dessas bactérias utiliza a energia de um mineral que oxida, compostos respectivamente de ferro, enxofre e nitrogénio.
A respiração celular é um fenômeno que consiste basicamente no processo de extração de energia química acumulada nas moléculas de substâncias orgânicas. Nesse processo, verifica-se a oxidação de compostos orgânicos de alto teor energético.
Fermentação, maior dos organismo eucarióticos obtém energia para a produção de ATP por meio da respiração aeróbia, na qual o aceptor final de elétrons é o gás oxigênio.
O Surgimento de um novo ser é realmente extraordinário; em primeiro lugar, as células haploides dos genitores se fundem e originam uma célula diploide, o zigoto.
GOSTOU? Quer saber mais então leia as próximas páginas!
Metabolismo Energético
Metabolismo é o conjunto das atividades metabólicas da célula relacionadas com a transformação de energia. A fotossíntese e a respiração são os processos mais importantes de transformação de energia dos seres vivos, mas a fermentação e a quimiossíntese também são processos