Metabolismo energetico celular
6.1 Fotossíntese
É o processo através do qual as plantas, seres autotróficos (seres que produzem seu próprio alimento) e alguns outros organismos transformam energia luminosa em energia química processando o dióxido de carbono (CO2), água (H2O) e minerais em compostos orgânicos e produzindo oxigênio gasoso (O2). A equação simplificada do processo é a formação de glicose: 6H2O + 6CO2 → 6O2 +C6H12O6( ... )
Este é um processo do anabolismo, em que a planta acumula energia a partir da luz para uso no seu metabolismo, formando adenosina tri-fosfato, o ATP, a moeda energética dos organismos vivos.
A fotossíntese inicia a maior parte das cadeias alimentares na Terra. Sem ela, os animais e muitos outros seres heterotróficos seriam incapazes de sobreviver porque a base da sua alimentação estará sempre nas substâncias orgânicas proporcionadas pelas plantas verdes.
6.2 Quimiossíntese
É a produção de matéria orgânica através da oxidação de substâncias minerais.
A quimiossintese divide-se em duas etapas:
1. A formação do NADPH e de ATP, usando a energia fornecida por determinadas reações químicas de oxirredução que ocorrem no meio;
2. A segunda fase é igual á fase quimica da fotossíntese: redução de dióxido de carbono, o que conduz à síntese de substâncias organicas.
A quimiossíntese é realizada principalmente por bactérias.
Conceito
O conceito de quimiossíntese é semelhante ao da fotossíntese, ou seja, significa "síntese de substâncias simples para formar substâncias complexas utilizando algum tipo de energia". Esta energia é a energia química no caso da quimiossíntese. As bactérias autótrofas quimiossintetizantes resolvem o problema de carência de energia sem recorrer à luz solar (não dependem do sol). São capazes de produzir substâncias orgânicas em locais sem nenhuma iluminação porque utilizam a energia liberada emreações