Metabolismo anaer bio Alatico e latico

274 palavras 2 páginas
Metabolismo anaeróbio Alatico e latico:
O metabolismo anaeróbico contribui para a produção de ATP em atividades de curta duração ( aproximadamente até 90 segundos ), a não utilização de oxigênio garante que seja rápida a síntese de ATP para a atividade. A produção de ATP é feita a partir da glicose ou glicogênio muscular, sendo 1 mol de glicose produz 2 moles de ATP. Há dois mecanismos de produção de energia no metabolismo anaeróbico: O mecanismo da fosfocreatina ( alático ) e o da glicogenólise ( lático ).
Mecanismo da fosfocreatina ( alático )
O sistema da creatina (ATP-CP) fosfato é utilizado pelo corpo para atividades intensas e de curta duração, como tiros de corrida, musculação e arremesso de peso, já que fornece cerca de 10 segundos de duração da energia.
Durante os primeiros 2-3 segundos é utilizado a adenosina trifosfato armazenada no músculo, após isso é utilizado a creatina fosfato para reesíntese de ATP, o que ocorre até a creatina fosfato acabar. Ainda sendo necessária a produção de energia, o metabolismo anaeróbico lático ou anaeróbico passa a gerar ATP para o exercício.

Mecanismo da glicogenólise ( lático )
Na glicogenólise, o ATP é formado a partir do glicogênio muscular e além do ATP, produz ácido lático. O sistema consiste na degradação de glicogênio para a união de 2 moléculas de ácido fósforico a 2 moléculas de ADP, num processo de fosforilação que forma novas moléculas de ATP.
Como produtos da reação, além de ATP temos água e ácido lático ( a presença de ácido lático no músculo provoca a sensação de dor e queimação durante a realização de atividade física). Esse mecanismo é utilizado em atividades de alta intensidade e duração moderada.

Relacionados

  • Sistema energético
    6791 palavras | 28 páginas