Meta Brasil 2015
O cenário atual do país não permite dizer que em 2015 seria tão diferente aponto de superar metas.
A falta de politica publica está presente em todos os setores. Na saúde existem regiões que apresentam condições mais favoráveis comparadas a outras, mas não o suficiente para suprir a demanda da necessidade da população. Falta investimento por parte do governo em infraestrutura, investimento em equipe e investimento científico, que é comum vir de iniciativa privada.
A questão da mortalidade infantil e qualidade materna é um quesito que o Brasil dificilmente exibira dados de evolução em nível nacional, a diferença de uma região para outra e gritante, devido à má distribuição de recursos e a falta de politica publica igualitária, questões que envolvem a cultura politica regionalizada.
A falta de saneamento básico é outro setor problemático de nível nacional, que deixa um numero gigantesco de pessoas vulneráveis a doenças infecciosas e ao consumo de agua em más condições de uso.
A área da educação tem tido grande atenção do governo que por mais que invista no setor, algumas regiões resistem por questões “culturais” . Crianças que desde pequenas trabalham a fim de ajudar na renda familiar, continuam fora da escola mesmo com incentivo financeiro por parte do governo, é uma luta que embora tenha obtido grandes avanços ainda requer atenção.
O país tem um relacionamento com exterior invejável, porém não é possível identificar com facilidade os frutos dessa relação, a impressão que fica é que, está sempre sendo tirando de nós alguma coisa e nunca entra nada.
Por esses e outros motivos que o Brasil sim está caminhando bem, está crescendo, mas em 2015, será muito cedo pra considerar o país um país de metas realizada.