Mestre
MOTIVAÇÃO
Todas as vezes que nos reunimos Ele está presente no meio de nós: “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou aí no meio deles.” (Mt 18,20). Hoje somos convidados a estar com Jesus, a lhe fazer companhia por essa hora. Reunidos para este momento de oração e adoração do Cristo presente no Sacramento Eucarístico e abrindo-lhe o coração, pedimos por nós mesmos e por todos, pela paz e salvação do mundo. Oferecendo com Cristo toda nossa vida ao Pai.
Fiquemos em silêncio pensando porque hoje estamos aqui...
Vocacionados à vida consagrada |
CARDEAL D. EUSÉBIO OSCAR SCHEID
Arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro
Durante o mês de agosto, a Igreja Católica, aqui no Brasil, passa em resenha os diversos tipo de vocação. Cada domingo é dedicado a um estado de vida: clerical, consagrada, leiga. No domingo passado, coincidindo com a comemoração da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, lembramos os consagrados e consagradas.
É bom concentrarmo-nos um pouco sobre esta vocação, tão incompreendida pelo mundo moderno e, no entanto, fonte de tantas riquezas para a Igreja! O Corpo Místico de Cristo ficaria, certamente, empobrecido, se não fosse ornado pela beleza das vidas consagradas, com a diversidade de suas obras de caridade, educacionais e missionárias.
A pessoa consagrada tem uma vocação específica, que não é escolha própria, mas resposta a um chamado. A partir da graça essencial do Batismo, pela qual todos somos consagrados a Deus, Este escolhe aqueles que Ele vai conduzir por um caminho especial. Torna-os seus amigos mais íntimos, de tal sorte que a vida consagrada tem a missão de projetar sobre o mundo os segredos e a riqueza da própria Vida Trinitária. Assim nos fala o grande documento Vita Consecrata, do Papa João Paulo II, que é resultado do Sínodo de 1994, do qual tive a alegria de participar, e que pontualiza, de modo único, o tema da Vida Consagrada.
Os consagrados e consagradas têm que, em primeiro lugar,