mestre
Etapa 1
Relatório 1 – Introdução à Ergonomia
Passo 1
Ler atentamente sobre a evolução histórica do trabalho.
Bibliografia complementar
IIDA, Itiro. Ergonomia: Projeto e Produção. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2005.
Passo 2
Responder às questões a seguir.
1. Quais são os principais objetivos da Ergonomia?
Otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema, assim contribuindo para o planejamento, o projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas de modo a torná-los compatíveis com as características das pessoas.
2. Que aspectos caracterizam os estudos precursores da Ergonomia até a II Guerra Mundial?
Os estudos precursores da Ergonomia ficaram caracterizados pelo surgimento de pesquisas e criação de laboratórios na área de fisiologia do trabalho, desenvolvendo importantes estudos de fadiga muscular, aptidão física, posturas do corpo, transporte de cargas, seleção e treinamento de funcionários, arranjo físico do posto de trabalho, condições ambientais e, até mesmo, fatores psicológicos que influem no desempenho do trabalho. Portanto, pode-se notar que a maior parte desses estudos iniciais estava focada nas necessidades e limitações físicas do homem, buscando realizar melhorias nos projetos de máquinas e equipamentos.
3. Como evoluiu o enfoque ergonômico até hoje, desde a sua origem?
O conceito de Ergonomia começou, provavelmente, com o homem pré-histórico que escolheu uma pedra de formato que melhor se adaptasse à forma e aos movimentos de sua mão, para usá-la como arma. Essa tentativa de buscar adaptar os objetos, as ferramentas e o ambiente ao homem também esteve presente nos tempos da produção artesanal (não-mecanizada). Após a revolução industrial, no século XVIII, com a degradação das condições de trabalho, se intensificaram, principalmente nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, os estudos voltados para a fisiologia do