mestre
“Os animais podem sintetizar alguns carboidratos a partir de gorduras e proteínas, porém a maior parte dos carboidratos animais originam-se fundamentalmente, de plantas”
(MURRAY, GRANNER, MAYES, RODWELL, 2002, pg. 149)
Sendo formado por apenas três elementos (carbono, hidrogênio e oxigênio, onde são classificados como Monossacarídeo, consistem numa só unidade cetônica, Dissacarídeo, são formados a partir da ligação de 2 monossacarídeos e Polissacarídeo, são macromoléculas formadas por milhares de unidades monossacarídicas (Harper, pg,149). Na biosfera, há provavelmente mais carboidratos do que todas as outras matérias orgânicas juntas, graças à grande abundância, no reino vegetal, de dois polímeros da D-glucose, o amido e a celulose. Onde o carboidrato é a única fonte de energia aceita pelo cérebro, importante para o funcionamento do coração e todo sistema nervoso. As plantas fabricam carboidratos nas folhas e podem armazenam nos frutos (frutose), caules e raízes (glicose e amido). Enquanto os animais armazenam carboidratos no fígado, músculo (glicogênio) e sangue (glicose). Sendo que os mesmos evitam que nossos músculos sejam digeridos para produção de energia, o que iria caracteriza canibalismo muscular.
Glicose: é um monossacarídeo, sendo o carboidrato mais importante na biologia, pois forma os demais polissacarídeos como o amido, celulose e glicogênio.
O Amido: É o polissacarídeo de reserva da célula vegetal, formado por moléculas de glicose ligadas entre si através de numerosas ligações a (1,4) e poucas ligações a (1,6), ou "pontos de