mestre sauba plano de aula

437 palavras 2 páginas
VISITA AO ATELIÊ

CONHECENDO A ARTE POPULAR DO BRASIL COM MESTRE SAÚBA

Série: 3º ano
Tempo de execução: 1º dia- 4 h - Inicialmente será um passeio no atelier do MESTRE SAÚBA, no bairro de Florestinha no município de Carpina-PE. 2º dia- 4h - Mostra o valor da arte popular através dos mamulengos e confecção de um boneco.
Objetivo Geral
Participar de uma aula - passei onde as crianças conheçam coletivamente as diferentes formas de se realizar mamulengos e bonecos, além de aprender sobre o universo cultural de sua cidade. Objetivos específicos:
- Conversar sobre a visita para despertar o interesse dos alunos.
- A visita e a aula passeio ao ateliê do bonequeiro e mamulegueiro.
- Conhecer a vida e as obras do artista local Mestre Saúba, na terra dos Mamulengos.

Conteúdos: Historia (município, onde se localiza etc.), português ( linguagem e escrita artística) e arte.
Metodologia: 1º momento: A aula poderá ser iniciada com a seguinte pergunta: vocês sabiam que Carpina é conhecida como a terra dos mamulengos (falar um pouco sobre a cidade). Em seguida professor lhes mostra fotos e uma boneca mamulengo (feita de tamanho de uma pessoa adulta e dance para as crianças ver) para a sala de aula e questionar aos alunos se eles já tinham visto uma daquelas.

2º momento (Antes da visita): conversar antes sobre as regras do passeio, principalmente o comportamento. Explicar para seus alunos o que é um ateliê, quais são as regras e por que não devemos tocar em obras de arte, entregar crachás de identificação.
3º momento (local da visita): Os alunos deverão observar o trabalho do artista. Suas criações, que pedalam e mexem a cabeça e todos os espaços disponíveis.

4º momento: Após a visita, deveram pensar no que foi visto e ouviram e a partir daí criarem um boneco mamulengo com materiais recicláveis. Em seguida montar uma exposição para a escola toda poder conhecer um pouco sobre a cultura Carpinense através dos mamulengos.

Recursos materiais:

Relacionados

  • Mamulengo na Zona da Mata de Pernambuco
    88007 palavras | 353 páginas