Mestrado em Física
SELEÇÃO PARA A TURMA 2013
Caro professor, cara professora
Esta prova é constituída por duas partes, a primeira composta por 24 questões de escolha múltipla e a segunda constituída por dois problemas de resposta livre.
Para a nota final da prova, a primeira parte perfaz no máximo 8 (oito) pontos em
10 (dez) e a segunda parte no máximo 2 (dois) pontos em 10 (dez). Cada questão respondida corretamente na primeira parte da prova soma 0,333 pontos para a nota final. Cada problema respondido corretamente na segunda parte da prova soma 1,000 pontos para a nota final.
As respostas à primeira parte deverão ser apresentadas no cartão de respostas anexo, devidamente preenchido, identificado e assinado.
Cada questão da segunda parte deverá ser resolvida em uma ou mais folhas de papel em branco, rubricadas pelo responsável pela aplicação da prova. Ao final serão entregues apenas as folhas em que as questões foram resolvidas, não havendo mais de uma questão por folha, e todas as folhas devem ser assinadas.
A duração da prova é de 4 horas.
Boa prova.
PARTE I
Questão 1. Dois carros A e B movem-se sobre uma pista retilínea conforme representado no gráfico de suas posições como função do tempo.
Em relação ao período de tempo indicado no gráfico, a afirmativa correta é:
a) O carro A tem velocidade constante de módulo de 4,0 m/s.
b) O carro A e o carro B nunca têm a mesma velocidade.
c) O carro A ultrapassa o carro B no instante 3,0 s.
d) Os carros A e B têm a mesma velocidade no instante 3,0 s.
Questão 2. Uma partícula tem sua posição (em cm) num instante de tempo (em s) descrita pela equação x ( t ) = 2 t sen ( π t ) . O gráfico deste movimento, no intervalo de tempo entre 0 e 10 s, está apresentado na figura.
Assinale a afirmação incorreta:
a) A aceleração da partícula em t = 4,0 s é nula.
b) A velocidade da partícula em t = 1,0 s vale -2π cm/s.
c) A posição da partícula em t = 0,5 s vale 1 cm.
d) A velocidade da