Mesopotâmia e Persa
Tendo origem grega que significa “terra entre rios”, essa civilização é considerada uma das mais antigas da história. Os povos destacados como principais foram os babilônicos, assírios, sumérios e caldeus.
Os sumérios se destacaram pela construção de um sistema de controle da água dos rios, para armazenamento, o qual era muito importante para a sobrevivência das comunidades. Desenvolveram a escrita cuneiforme, usando placas de barro.
Excelentes arquitetos e construtores, tendo como traço característico dessa arquitetura o Zigurate. Eram em formatos de pirâmides, que serviam como armazenamento de produtos, como também predominantes templos religiosos.
Os babilônios eram excelentes observadores e conhecedores dos astros, construíram o chamado relógio do sol. Duas obras importantes o administrador da época foi responsável, o Nabucodonosor II, construindo os Jardins Suspensos da Babilônia e a Torre de Babel (zigurate vertical de 90 metros de altura).
As principais revelações da arquitetura mesopotâmica eram os palácios. As paredes tinham que ser grossas, pois eram feitas de tijolos. Os escultores, em suas obras representavam o corpo humano, sem expressão de movimento e sem detalhes anatômicos, conservando sempre uma postura estática ante a grandiosidade dos deuses.
Na pintura, utilizavam cores claras e reproduziam caçadas, batalhas e cenas da vida dos reis e dos deuses.
PERSA
As estruturas arquitetônicas em destaque eram os grandes e luxuosos palácios e túmulos. Algum de seus palácios construídos através de escavações de grandes rochas. Arte persa teve caráter original na harmoniosa combinação dos elementos estrangeiros, e também visivelmente influenciada pela esfera politica, como construção de estradas, em sumo de varias obras pública controlada pelos sápatras. A arquitetura foi, sobretudo, uma criação dos reis para a sua própria exaltação.
As grandes construções continham revestimento de ladrilhos esmaltados em tonalidades vivas que geraram