mesclando cultura e ideologia
Ao analisar ideologia e cultura compreende-se que esses dois conceitos não pode ser utilizado separadamente, pois existe uma importante relação entre eles, sobretudo no que diz respeito aO pensador italiano Antonio Gramsci (1891 - 1937)analisa essa questão com base no conceito de hegemonia. Por hegemonia pode-se entender o processo pelo qual uma classe dominante consegue fazer que o seu projeto seja aceito pelos dominados, desarticulando a visao do mundo autônoma de cada grupo potencialmente adversário.
Para Gramsci, uma classe se torna hegemônica quando, além do poder coercitivo e policial, utiliza a persuasão, o consenso, que é desenvolvido mediante um sistema de idéias muito bem elaboradas para convencer a maioria das pessoas, até as das classes dominadas. Por esse processo, cria-se uma "cultura dominante efetiva", que deve penetrar no senso comum de um povo, com o objetivo de demonstrar qua a forma como aquele que domina vê o mundo é a única possível. o processo de dominação nas sociedades capitalistas.
A ideologia não é o lgar da ilusão e da mistificação, mas o espaço da dominação, que não se estabelece somente com o uso legitimo da força pelo Estado, mas também pela direção moral e intelectual da sociedade como um todo, utilizando os elementos culturais de cada povoCultura e Ideologia são dois aspectos que em sociologia acabam por se relacionar principalmente no sentido de dominação nas sociedades capitalistas. Isso é feito por meio dos aparelhos de hegemonia que se articulam no interior de organizações que podem ser estatais ou não e usam ferramentas como livros, manuais, jornais, escolas, música, arte, teatro, etc. Essa relação é sempre pedagógica e envolve uma prática de convencimento e aprendizagem por