mesa calculo
O primeiro passo é escolher o formato da mesa e a posição das cadeiras. “Leve em conta a planta da sala, de modo a tirar o melhor proveito da área”, orienta a designer de interiores Fabiana Visacro, de Belo Horizonte. “E lembre-se de manter um afastamento de 60 cm das paredes”, alerta o arquiteto paulistano Eduardo Bessa. Se escolher a redonda, saiba que o diâmetro de 1,40 m basta. Já uma retangular pede a seguinte conta: some as larguras das cadeiras a espaços livres de 10 cm, que devem ser respeitados nas laterais dos assentos. Debora Castelain, da loja paulistana Dom Mascate, diz que os modelos sem braço costumam ter 45 cm, enquanto os com braço chegam a 55 cm. Em relação à profundidade, a designer mineira AnaLu Guimarães ensina que duas pessoas frente a frente precisam de, pelo menos, 90 cm.
Alice Campoy
01-como-calcular-o-tamanho-de-uma-mesa-de-jantar-com-seis-lugares
Atenção ao pé da mesa redonda: o ideal é que seja centralizado e não muito espesso, ficando livres 45 cm até ele para cada usuário.
Alice Campoy
02-como-calcular-o-tamanho-de-uma-mesa-de-jantar-com-seis-lugares
Lado a lado, duas cadeiras necessitam de 1,40 m. Por isso, escolha modelos quadrados partindo dessa medida – eles comportam até oito pessoas.
Alice Campoy
03-como-calcular-o-tamanho-de-uma-mesa-de-jantar-com-seis-lugares
Se precisar encostar o móvel retangular na parede, deixando as pontas livres, invista em mesas de mais de 2 m, o mínimo para alinhar três cadeiras.
Alice Campoy
04-como-calcular-o-tamanho-de-uma-mesa-de-jantar-com-seis-lugares
A ameaça de mudança da classificação geral do Campeonato Brasileiro nos tribunais perdeu força ao longo desta segunda-feira e não será levado adiante. O movimento se enfraqueceu com a repercussão negativa do tema, divergência de análise da CBF e até mesmo erro de cálculo das possíveis irregularidades de Portuguesa, Ponte