Mergulho Hiperbarico
9º Momento de Atualização Profissional: Riscos de Acidentes e Doenças Ocupacionais do Mergulho Saturado, disciplina oito.
Na 36ª semana de aula, dentro do cronograma da disciplina 8 Higiene do Trabalho na matéria sobre Temperaturas Extremas tivemos a palestra do 9º momento aplicado pelo Capitão de Corveta (MD) Arnaldo Oliveira de Jesus. Especialista em Medicina de Submarino e Escanfandria, do Centro Tecnológico da Marinha de São Paulo. O foco na atualização dos conhecimentos doenças ocupacional do mergulho saturado.
O palestrante abordou o tema com um breve histórico sobre mergulho, tipos de mergulho; noções físicas aplicadas a mergulho, acidentes oriundos da atividade de mergulho e a prevenção necessária desta atividade. Breve Histórico / Tipos mergulhos
Desde a4500 a.C. - Mergulho livre “apneia... Nosso Pulmão”, Utilizado para busca de alimentos, pérolas e também para fins militares pelos Assírios e Macedônios.Existem relatos datados de 4500 a.C. da utilização do mergulho para procura de alimentos. Na China, no ano de 2250 a.C., o Imperador Chinês teria recebido um tributo em pérolas. Mergulhadoras que sobrevivem da coleta de pérolas ainda hoje existem, principalmente no Japão e na Coreia.
Num manuscrito Francês do século XIII, existe um relato de que Alexandre “O Grande” teria utilizado um “sino aberto” para realizar um mergulho com fins militares em 330 a.C. Xerxes próximo 400 A.C. pratica mergulho na busca de tesouros.
O padre italiano Giovanni Alfonso Borelli foi o primeiro homem a mergulhar com segurança e conforto. Seu bem-sucedido passeio subaquático, em 1679, contou com um traje impermeável feito de couro e untado de sebo. Ele tentava, rusticamente, reduzir as agruras causadas pelo frio, uma das grandes dores de cabeça dos mergulhadores. 1691 - O sino de mergulho, Edmund Halley desenvolveu o primeiro sino de