mercurio
Trabalho apresentado a Profª Cristiana Aparecida Ittner Mazali do Curso de Química inorgânica do Centro Universitário Hermínio Ometto-Uniararas.
Profª Cristiana Aparecida Ittner Mazali
Araras, SP
Novembro/2014
1. Descoberta e origem do nome
O mercúrio foi descoberto pelos filósofos alquimistas da Grécia Antiga enquanto procuravam pela famosa pedra filosofal, eles descobriram umas substancia que parecia espelho.
O nome moderno com que conhecemos este elemento é uma homenagem ao deus greco-romano, que era o mensageiro dos deuses. Essa homenagem é devida à fluidez do metal. O símbolo do elemento também é de origem latina, "Hg", corresponde a "hydragyrum", significando "prata líquida", eles escolheram esse nome porque o mercúrio é encontrado liquido em seu estado natural.
2. Características
É um metal prateado que na temperatura normal é líquido e inodoro. Não é um bom condutor de calor comparado com outros metais, entretanto é um bom condutor de eletricidade. Estabelece liga metálica facilmente com muitos outros metais como o ouro ou a prata produzindo amálgamas. É insolúvel em água e solúvel em ácido nítrico. Quando a temperatura é aumentada transforma-se em vapores tóxicos e corrosivos mais densos que o ar. É um produto perigoso quando inalado, ingerido ou em contato, causando irritação na pele, olhos e vias respiratórias. É compatível com o ácido nítrico concentrado, acetileno, amoníaco, cloro e com outros ametais.
3. Propriedades
Símbolo Hg
Número atômico 80
Série química Metal de transição
Grupo, período, bloco 12, 6, d
Massa atômica 200,59
Ponto de ebulição 356,9º C
Ponto de fusão -38,87º C
Isótopos naturais: 194Hg 196Hg 198Hg 199Hg 200Hg 201Hg 202 Hg