Mercúrio
Prof. Lídia Catarino
Mercúrio
Mafalda Maria Petisca Valério Lanhoso de Freitas
Nº 2012171603
Licenciatura em Geologia
2º ano, 2º semestre
Maio, 2014
Índice
Índice 2
Introdução 3
Caracterização 4
Mercúrio Primário 4
Ciclo do Mercúrio 5
Cinábrio 6
Mercúrio Secundário 7
Ocorrências e Extração 7
Aplicações 7
Cotação e Legislação no Mercado 8
Conclusão 9
Bibliografia 10
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da avaliação da cadeira de Recursos Minerais Não Metálicos do segundo ano da licenciatura em Geologia. O objetivo é desenvolver o tema, abordando tópicos como a utilização indústrial do Mercúrio, primário e secundário, as suas principais características, as suas principais ocorrências e extração, as suas aplicações, a toxicidade e a sua cotação no mercado e respetiva legislação.
Caracterização
Mercúrio Primário
O mercúrio é um dos únicos elementos que é líquido nas condições padrão de pressão e temperartura, sendo que o outro é o bromo.
É um líquido denso prateado (que à temperatura ambiente é um metal inodoro) que resulta da oxidação de depósitos do mineral Cinábrio.
O nome mercúrio é uma homenagem ao deus romano Mercúrio, mensageiro dos deuses, devido à sua característica fluidez. Outras denominações para este metal são Hidrargírio, Hidrargiro, Azouge, Prata Viva ou Quicksilver.
O símbolo químico Hg que o representa deriva do grego “hydrargyrum” que significa prata líquida – hydro (ύδωρ) que significa água + argyros (άργυρος) nome grego para prata. (Mercúrio (elemento químico), 2014).
Apesar de não ser um bom condutor de calor e ser insolúvel em água é um bom condutor de eletricidade e soluvel em ácido nítrico e expande-se numa relação diretamente proporcional com o aumento da temperatura.
Outros minerais dos quais o mercúrio pode ser extraído são o Calomelano e o “Moschellandsbergite”.
Dissolve facilmente o ouro, a prata, o chumbo e metais alcalinos,