Mercosul
1 - Origem do MercosulO Mercosul : Mercado Comum do Sul: é a União Aduaneira (livre comércio intrazona e política comercial comum) de cinco países da América do Sul. Em sua formação original o bloco era composto por quatro países: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, aderindo a Venezuela, em julho de 2006.
Desde a criação do Mercosul todos os países-membro têm se beneficiado muito sob o aspecto econômico, houve aumento das exportações dentro do bloco significativo, com sensível retorno financeiro. O Mercosul apesar de jovem, é o resultado de um lento processo de amadurecimento histórico que, ao longo do tempo, levou seus países membros a substituir o conceito de conflito pelo ideal de integração.Em 1985 a Argentina e o Brasil fizeram progressos na matéria, assinando a Declaração de Iguaçu , que estabelecia uma comissão bilateral, à qual se seguiram uma série de acordos comerciais no ano seguinte. Brasil e Argentina haviam contraído um grande dívida externa no período do governos militares, e não gozavam de crédito no exterior. Havia uma grande necessidade de investimentos nos países, mas não havia verbas. Esta situação comum entre Brasil e Argentina, fez que os países percebecem a necessidade um do outro. Tratado de Integração, Cooperação e Desenvolvimento, assinado em 1988 entre ambos os países fixou como meta o estabelecimento de um mercado comum, ao qual outros países latino-americanos poderiam se unir.
Com a adesão do Paraguai e do Uruguai, em 1991 os quatro países se tornaram signatários do Tratado de Assunção , que estabelecia o Mercado Comum do Sul, uma aliança comercial visando a dinamizar a economia regional, movimentando entre si mercadorias, pessoas, força de trabalho e capitais.
Inicialmente foi estabelecida uma zona de livre-comércio, onde os países signatários não tributariam ou restringiriam as importações um do outro. A partir de 1 de janeiro de 1995, esta zona de livre-comércio converteu-se em uma união aduaneira, na qual todos os