Mercosul
O MERCOSUL
Alfenas - 2012
UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO
O MERCOSUL
8° Período Noturno
Trabalho desenvolvido como atividade didática da disciplina Direito Internacional Público I
Prof. Orientador: Alyson
Alunos: Camila, Jander, Fernanda, Érica
Elvira, Jéssica, Saulo
Alfenas - 2012
Introdução
Sabe-se que o Mercosul foi criado com intuito de dirimir as dificuldades comerciais entre países com interesses em comum. No caso deste bloco econômico tem-se que muitos são os problemas que impedem o desenvolvimento dos países membros e, infelizmente, as normas são escassas quando os países se relacionam entre si para fins comerciais.
Entende-se que o mercado sempre tem competitividade, porém na ocasião onde dois ou mais Estados soberanos se unem a fim de facilitarem transações entre si, surge daí a expectativa comercial que aspira a uma melhor qualidade de produtos e eficácia destes para com cada país.
Por esta questão, o presente estudo visa a explanação do que é o Mercosul, como ele se desenvolve e o porquê de sua existência.
Desenvolvimento
2.1 O Mercosul
O Mercosul, como é conhecido o Mercado Comum do Sul (em castelhano: Mercado Común del Sur, Mercosur; em guarani: Ñemby Ñemuha), é a união aduaneira (livre comércio intrazona e política comercial comum) de cinco países da América do Sul.
Em sua formação original, o bloco era composto por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Em virtude da remoção de Fernando Lugo da presidência do Paraguai, o país foi temporariamente suspenso do bloco.
Esse fato tornou possível a adesão da Venezuela como membro pleno do Mercosul a partir do dia 31 de julho de 2012, inclusão até então impossível em razão dos sistemáticos vetos paraguaios. No dia 17 de dezembro de 2007, Israel assinou o primeiro