mercosul
ADMINISTRAÇÃO
MERCOSUL
OSASCO
2014
MERCOSUL
Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao Curso de Técnico em Administração, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - Etec Prof. André Bogasian como pré-requisito para obtenção da nota parcial de Lene.
Orientador:
Professora Lucimar
OSASCO
RESUMO
Elemento obrigatório, constituído por um único parágrafo conciso e objetivo, não ultrapassando 500 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores Normalmente é a última coisa a se fazer. A razão disso é fácil de entender, nele vão as principais informações, resultados obtidos, metodologias e considerações, sendo que para isso é necessário que o trabalho já esteja pronto.
Palavras-Chave:
SUMÁRIO (Obrigatório)
1. INTRODUÇÃO 8
2. MERCOSUL 9
2.1 Etapas e Avanços 11
2.2 Os Conflitos Comerciais entre Brasil e Argentina 12
3. Fundo de Convergência do MERCOSUL 13
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS (Obrigatório) 18
REFERÊNCIAS (Obrigatório) 19
APÊNDICES (Obrigatório) 20
ANEXOS (Obrigatório) 21
1. INTRODUÇÃO
O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) foi criado em 26/03/1991 com a assinatura do Tratado de Assunção no Paraguai. Os Membros deste importante bloco econômico da América do Sul são os seguintes Países: Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai e Venezuela.
Embora tenha sido criado em 1991, os esboços deste acordo datam da década de 1980, quando o Brasil e Argentina assinaram vários acordos comerciais com o objetivo de integração.
Chile, Colômbia, Peru e Bolívia poderão entrar neste bloco econômico, pois assinaram tratados comerciais e já estão organizando suas economias para tanto. Participaram até o momento como países associados ao MERCOSUL.