Mercosul
Relatório:
MERCOSUL
O MERCOSUL surgiu em 1990, porém só foi realmente assinado o acordo em 26/03/1991 em Trindade Assunção, e é um processo de vários tratados e de vários acordos internacionais. O foco estabelecia o Mercado Comum do Sul, uma aliança comercial visando dinamizar a economia regional, movimentando entre si mercadorias, pessoas, força de trabalho e capitais.
Os países envolvidos neste acordo são: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela (desde 12 de agosto de 2012). Os primeiros acordos que existiram antes do MERCOSUL foram:
- ALALC: Associação Latino Americana de Livre Comércio que se deu na década de 1960. Os membros eram Argentina, Brasil, Chile, México, Paraguai Peru, e Uruguai. Pretendiam criar uma área de livre comércio na América Latina. Em 1970, a ALALC se expandiu com a adesão de novos membros: Bolívia, Colômbia, Equador, e Venezuela.
-ALADI: Associação Latino-America de Integração foi criada pelo Tratado de Montevidéu 1980 (TM80), assinado em 12 de abril de 1980, que substituiu e deu continuidade ao processo iniciado pela Associação Latino Americana de Livre Comércio (ALALC).
O objetivo principal do MERCOSUL é consolidar a integração política, econômica e social entre os países que o integram fortalecer os vínculos entre os cidadãos do bloco e contribuir para melhorar sua qualidade de vida.
O MERCOSUL visa à formação de mercado comum entre seus Estados Partes. De acordo com o art. 1º do Tratado de Assunção, a criação de um mercado comum implica: livre circulação de bens, serviços e fatores de produção entre os países do bloco; estabelecimento de uma tarifa externa comum e a adoção de uma política comercial conjunta em relação a terceiros Estados ou agrupamentos de Estados e a coordenação de posições em foros econômico-comerciais regionais e internacionais; coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais entre os Estados Partes compromisso dos Estados Parte em