Mercosul
O que é MERCOSUL? | |
Com o avanço nas relações internacionais, foram criadas alianças entre os países. Pactos políticos, econômicos e etc. Eles ajudam a melhorar a interação entre duas ou mais nações. Nas questões de mercado exterior, são fechados acordos a fim de que se reduza ou acabe com as taxas dos produtos negociados. Para isso, foram criados os blocos econômicos. Esses, permitem o livre comércio das mercadorias. Os continentes possuem várias zonas de liberdade de mercado como: Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) e o MERCOSUL ou MERCOSUR (em espanhol).
Ao final da Guerra Fria, com a queda dos dois grandes blocos econômicos, liderados por Estados Unidos e a União Soviética, houve estímulo para a criação de novas alianças no ramo da economia. Tal prática está ligada ao conceito de globalização. Os países começaram a importar e exportar mercadorias como: tecnologias mais avançadas, outros compram matérias primas e, assim, estabeleceram-se novos blocos.
O primeiro a ser criado foi na Europa, a Comunidade Econômica Europeia – CEE, em 1957. Ela antecedeu a atual União Europeia – UE. Além dela, existem outros blocos que foram criados, tais como os já citados, NAFTA e MERCOSUL, a Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico – APEC, o Pacto Andino, a Comunidade dos Estados Independentes – CEI e a Comunidade da África Meridional Para o Desenvolvimento – SADC.
Na América do Sul, tem-se o Mercado Comum do Sul. É um dos blocos econômicos; porém, não envolve todos os países. Embora seja uma aliança do continente sul americano, ele envolve um país africano e um do Oriente Médio: o Egito e Israel. Eles participam do Tratado de Livre Comércio do MERCOSUL: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, compõem o bloco. Alguns países entram como observadores e associados. A Venezuela está em processo de adesão ainda.
O bloco foi criado em 26 de março de 1991, quando os membros se reuniram e assinaram o Tratado de Assunção, no Paraguai.