Mercosul 20 anos resenha video
1991
Vinte anos se passaram desde a criação do MERCOSUL. Em 26 de março de 1991 foi assinado o tratado de Assunção entre quatro países, (Brasil, Paraguaia, Uruguai e Argentina), criado com o intuito de haver livre circulação de pessoas, mercadorias e serviços, se inspiraram no modelo europeu (união europeia).
Esse tratado foi assinado com a intenção de promover melhorias mútuas, mas na verdade esse não é o sinônimo de como ele é conhecido. O MERCOSUL é conhecido por seus problemas no acesso a mercados e por seu protecionismo.
A intenção dos quatro presidentes de cada país era criar um espaço econômico sem fronteiras, criar um lugar de cooperação e integração que permitisse vantagens para ambos. Nos primeiros 10 anos de sua criação foram diminuídos algumas diferenças comuns entre os países, além da recuperação econômica.
Um grande problema enfrentado pelo Uruguai foi a crise de produção de arroz, já que , os produtores de arroz tiveram muitas dificuldades com a entrada ao Brasil, problemas com a burocracia brasileira, essa crise só foi resolvida devido a enorme demanda que a China e a Índia e outros países com mercados emergentes começaram a exportar o arroz do Uruguai. Mais hoje em dia ainda se perde muito tempo para entrar em outro país.
O MERCOSUL ajudou a melhorar a rivalidade entre os países (Brasil e Argentina), o MERCOSUL foi uma maneira de consolidar a ideia de ter uma relação tranquila e uma cooperação entre ambos.
Para cada um dos países o MERCOSUL tinha um significado, ou melhor, um objetivo diferente. Para o Brasil o MERCOSUL era um instrumento administrativo das relações com a Argentina, em termos de investimento, mas não de integração ou de mercado, mas também em questão de relacionamento com a Argentina no enquadramento institucional; para a Argentina era o contrário do Brasil, a função do MERCOSUL era equilibrar e balancear o pais, era estar sempre com o Brasil , para que ele não deixasse a Argentina