merco sul
Mercosul é o Mercado Comum do Sul. É um bloco econômico, formado pelo Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai e Venezuela. Em 2012, foi assinado o Protocolo de Adesão da Bolívia, que uma vez incorporada ao Ordenamento Jurídico dos Estados Partes, será o sexto membro pleno do bloco.
O Mercosul tem como objetivo a associação comercial entre paises, tendo por base a eliminação de tarifas alfandegárias, cotas de importação e pela livre circulação de pessoas capitais e serviços.
O Mercosul é considerado uma União Aduaneira, que é caracterizada por dois critérios: a adoção de uma Tarifa Externa Comum (TEC), e a livre circulação das mercadorias oriundas dos países associados. O Mercosul é uma União Aduaneira incompleta, pois não adotou ainda o segundo critério.
Origem do Mercosul
O Mercosul teve origem em meados de 1980, quando representantes dos governos do Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai, iniciaram conversações com o objetivo de integrar comercialmente seus países. As reuniões deram origem ao Tratado de Assunção, assinado, na cidade de Assunção, capital do Paraguai, que criou o Mercado Comum do Sul (Mercosul
São Paulo - O presidente do Uruguai, José Mujica, afirmou neste domingo, em entrevista ao jornal Perfil, que a Argentina deveria se somar a uma integração regional liderada pelo Brasil.
"A Argentina teria que acompanhar (a integração) e não acompanha porra nenhuma. Ao contrário, é como se a Argentina tivesse retrocedido a uma visão dos [anos] 1960", disse o presidente, consultado sobre os blocos Mercosul, o qual integra ao lado de Brasil, Argentina, Paraguai e Venezuela, e a Unasul, que reúne os países da América do Sul.
Para Mujica, "a integração precisa de uma liderança e essa liderança se chama Brasil".
"Sabem quem são os mais integracionistas? Os países pequenos, como os nossos; por necessidade, porque vamos correndo atrás", disse o presidente, que em 1º de março passará o poder ao seu sucessor, Tabaré Vázquez, do