Mercantiliso: Mercadores e Estado; Fisiocratas: Leis naturais, laissez-faire, "adiantamentos" e excedente econômico
927 palavras
4 páginas
Ao final do mundo feudal, ao qual era regido pela tradição, costume e fé, ocorreu uma revolução econômica. Surge então um sistema de mercado, entorno de uma restruturação dos centros urbanos e o desenvolvimento do comércio. Sistema esse em que o indivíduo realiza o que lhe for mais vantajoso monetariamento. Isso contribuiu para a formação dos países, advindos dos grandes centros comerciais. Com isso, uma nova forma de política econômica do mercado se alastrou pelos novos países: o Mercantilismo.O Mercantilismo surge logo após a formação dos Estados Nacionais, como forma de política econômica central para a consolidação econômica dessa nova forma de organização social. As decisõs passaram a ser tomadas pela classe mercantil e pelo Estado, já que ambos possuíam interesse na prática do mercantilismo.
A partir disso, temos que o Mercantilismo atingiu todos os Estados Nacionais primeiramente formados. Países como Portugal, Espanha e Inglaterra, põem em prática os ideais da política mercantilista, em associação com suas expansões marítimas.
Com o Mercantilismo, surge a preocupação com relação a Balança de Pagamentos. Um país deveria exportar mais do que importar, com o objetivo de acumular capital. Para isso, o Estado deveria promover o Protecionismo, com o intuito de proteger o mercado interno e fortalecer o comerciante nacional. Ou seja, o Estado passa a controlar o “poder” de mercado dos produtos importados, afim de desenvolver a produção interna e melhorar o Balanço de Pagamentos.
A acumulação de capital é um aspecto essencial para com a implementação da moeda como fator intermediador da troca. Os países passam a cunhar moedas principalmente com a obtenção de metais preciosos. E é nesse ponto que, a Espanha, obtêm maior destaque, pois a exploração das colônias americanas fez com que houvesse um fluxo gigantesco de metais preciosos para a metrópole. Porém, isso gerou um reflexo nos preços das mercadorias, já que eles aumentaríam ou diminuíram de acordo com a