mercador de veneza
08.09.2014
SUMÁRIO
Introdução ...................................................................................
Tratamento ..................................................................................
Conclusão.....................................................................................Fontes de pesquisa.........................................................................Introdução
O sistema de abastecimento de água de Campo Grande é constituído por unidades de captação, adução, tratamento, reservação e distribuição.
Tratamento de Água
CAPTAÇÕES SUPERFICIAISAs duas captações superficiais são: Guariroba e Lajeado. Elas são responsáveis por 67% do abastecimento, sendo o Guariroba a principal delas (50%). A bacia do Guariroba ocupa uma área de 360 km². O lago da represa do Guariroba possui um volume de aproximadamente 4 milhões de m³. A área da captação é de 97 hectares.
CAPTAÇÕES SUBTERRÂNEAS
As captações subterrâneas (poços) são responsáveis por 33% do total da água que abastece o município. Atualmente existem cerca de 105 poços em operação. ADUÇÃO
A adução é a operação de conduzir a água desde o ponto de sua captação até a estação de tratamento e reservatórios. Desta forma, a “adutora” é uma canalização destinada a conduzir água bruta e/ou água tratada entre as unidades de um sistema de abastecimento.
ETAPAS DO TRATAMENTO DE ÁGUA
Em função das características físico-químicas da água, fornecida pelos mananciais, procede-se o tratamento da água em “Estações de Tratamento de Água” – ETAs.
1ª Etapa- Coagulação
Nessa primeira etapa, são adicionados à água o poli cloreto de alumínio e a cal. Esses elementos vão propiciar a formação de flocos, na etapa seguinte, que é a da floculação.
2ª Etapa- Floculação Após a mistura rápida da etapa anterior