Mercador de Veneza
INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
CURSO DE DIREITO
CAMPUS PARAÍSO
TRABALHO PARA AVALIAÇÃO
Disciplina: Atividade Prática Supervisionada - APS
O MERCADOR DE VENEZA
Barbara Ciprovac B68599-9 DR2U
Karina Nascimento B6926D-1 DR2U Rafaella Graner B8333B-6 DR2U
2013/1
INTRODUÇÃO:
O filme O Mercador de Veneza, baseado na obra de William Shakespeare, acontece na cidade de Veneza - Itália, em meados do século XVI, dentro de uma época onde a economia e o comércio estavam crescendo. Naquela época existia muito preconceito do cristão contra o povo judeu, eles eram obrigados á usar algo na cabeça para se distinguirem dos demais.
Essa história vai relatar dos personagens: Shylock, um judeu que era quase como um agiota, foi humilhado e discriminado por Antônio, um mercador que estava perto da falência, e Bassânio, seu amigo que tinha planos em viajar, pois tinha um amor chamada Pórcia, uma bela princesa.
Vamos analisar agora, a parir dessa historia, os conceitos que se encaixam nas questões de Direito Fundamental, Direito Penal, Sociologia, Direito Civil e a linguagem.
CONCEITOS
Direitos Fundamentais:
Naquela sociedade, em Veneza, os judeus não tinham direitos nenhuns, os direitos fundamentais conhecidos por nós hoje, eram inexistentes para eles. Hoje em dia, os direitos de primeira geração são os que diz respeito a vida, a liberdade e a propriedade privada, direitos estes que eram absolvidos dos judeus, visto que a dignidade da pessoa humana é um dos direitos fundamentais mais importantes.
Direito Civil:
O contrato era acordado apenas pelas pares, "lex inter pars", este era reconhecido pelas Leis de Veneza se fosse registrado. O indivíduo que não respeitasse o contrato teria que lidar com uma multa, de se irar uma libra de sua própria carne. Digamos que se fosse hoje em dia esse mesmo contrato seria anulado pois fere com a proteção da pessoa. Os direitos da pessoa natural são