Mercador de veneza
A história se passa em Venzea no século XVI, com Basanio querendo um dinheiro emprestado para viajar e se casar com Pórcia, que era uma mulher rica e bonita, então ele pede dinheiro emprestado para seu amigo Antonio, que tem dinheiro , mas não no momento, pois ele é um mercador e seu dinheiro esta em seus navios, mas como ele quer ajudar o amigo ele diz que garante ele se ele fizer um empréstimo, e então Bassanio consegue a quantia com um agiota o Shylock, que não gosto muito de Antonio, pois há uma certa rivalidade por ele ser Cristao e o Shylock ser Judeu.
Shylock aceita fazer o empréstimo, mas como garantia ele pede meio KG da carne de Antonio, que acha estranho mas mesmo assim aceita.
Enquanto isso, Bassanio vai ao encontro com Porcia descobre que tem que participar de um teste, qua o pai da Porcia deixou antes de morrer para os pretendentes da filha.
Em Veneza, Antonio fica sabendo que seus navios afundaram e ele não teria como pagar Shylock, que fica feliz com a noticia pois poderia tirar um pedaço da carne de Antonio
BAssanio acaba se casando com Porcia e lê uma carta sobre o que aconteceu com seu amigo Nisso, Bassanio volta para Veneza com uma boa quantia de dinheiro, mas Shylock não acita por querer cortar Antonio.
Então surge Baltazar, que diz que há uma falha no contrato entre Shylock e Antonio e diz que essa brecha no contrato pode salvar Antonio, então e Shylock derrotado, resolve aceitar a oferta inicial, mas a esposa de Bassanio, disfarçada de homem, argumenta que ele não teria mais direito por ter recusado a oferta.
Bassânio não reconhece sua esposa disfarçada, porém oferece um presente ao suposto advogado. Pórcia, ainda sob disfarce, primeiro recusa o presente, porém após alguma insistência, ela pede o seu anel e as luvas de Antônio. Este dá as luvas sem qualquer hesitação, porém Bassânio só se desfaz de seu anel após muita insistência de Antônio, já que ele havia prometido a sua esposa jamais perdê-lo,