Mercado
O Equilíbrio de Mercado, dado um nível de preço, será a intersecção no gráfico entre as quantidades demandadas e ofertadas. No caso de um excesso de oferta ou demanda, o mecanismo de preços tende a levar o mercado de volta a um equilíbrio. Como foi apresentado anteriormente, são diversos fatores que afetam a oferta e demanda. No caso do aumento da renda dos consumidores, por exemplo, a demanda de um bem normal irá aumentar, o que acarretará no aumento do preço desse bem e, consequentemente, essa demanda diminuirá aos poucos, até chegar a um novo equilíbrio.
ELASTICIDADES
Elasticidade é a alteração percentual de uma variável dada uma variação percentual em outra, com as demais constantes, isto é, a reação de uma variável devido às alterações em outras.
ELASTICIDADE-PREÇO DA DEMANDA
É a variação nas quantidades demandadas dada uma variação no preço do bem, coeteris paribus, tendo uma relação inversa, que resulta em três situações diferentes:
• Demanda elástica a preços – a variação percentual das quantidades demandadas é maior que a variação percentual nos preços;
• Demanda inelástica a preços – a variação percentual nos preços é maior que das quantidades demandadas;
• Demanda de elasticidade unitária – a variação percentual nos preços e nas quantidades demandadas é igual.
Existem alguns fatores que afetam a elasticidade-preço da demanda, como a disponibilidade de bens substitutos que a torna mais elástica; essencialidade do produto torna-a mais inelástica, pois o produto essencial já possui uma demanda média; importância relativa do bem no orçamento do consumidor, em que quanto maior o valor do bem, mais elástica ela é; por último o horizonte de tempo de análise, onde a elasticidade tende a aumentar quanto maior o período, devido ao fato de o consumidor ter mais tempo de se adaptar às variações de preço.
ELASTICIDADE-PREÇO CRUZADA DA DEMANDA
É a variação percentual na quantidade demandada do bem A de acordo com uma variação