Mercado
Embora seja um mercado novo em relação a outros setores da economia, o mercado de TI evolui rapidamente em vários sentidos. Cresce as taxas bem acima de outros seguimentos, lança seguidamente novos produtos e soluções e oferece inúmeras oportunidades para atuais e novos participantes. No aspecto organizacional, também houve uma forte evolução após o fim da reserva de mercado em 1992. Atualmente, os papéis de cada participante engrenagem dos negócios são bem definidos. A Officer compete no papel de distribuidora, que interage com os demais participantes, direta ou indiretamente.
Do fabricante ao consumidor, o mercado de TI possui uma organização bem estruturada.
Fabricantes
São os fabricantes de hardware, software, networking e outros produtos e soluções de TI. São eles que criam, desenvolvem e atualiza as diferentes tecnologias. Via de regra, as grandes marcas mundiais e outros fabricantes têm como política comercial entregar suas distribuições para o canal distribuidor, mediante acordos formais, como exemplo o Vídeo Game da Microsoft, o Xbox, que apenas pode ser distribuído pela Officer (no Brasil) e revendido pelas Lojas Americanas e demais revendas.
Os fabricantes possuem uma grande relação com a Officer, fornecendo todos os produtos vendidos pela empresa. Ao mesmo tempo, são parceiros em diversas ações comerciais e de marketing promovidas pela Officer.
Distribuidores
Aqui está a Officer com o perfil multidistribuidor, penetração nacional, que compra de seus fabricantes e revende na sua base de revendedores. Assim como ela, existem outros distribuidores, de abrangência nacional e regional.
Em relação ao seu posicionamento no mercado, a Officer desenhou sua estratégia de atuação considerando os seguintes fatores.
• A maioria dos produtos é commodity, ou seja, quase não há diferenciação entre tipos e modelos de