mercado proficional
O profissional
O Engenheiro Civil, além de projetar, gerenciar e executar obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos, tem como atribuição a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundações. Com base nesses dados, o profissional desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado. Cabe ainda ao Engenheiro Civil garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais.
O engenheiro está presente em todas as atividades pertinentes à construção civil, desde a elaboração de projetos (de pequeno e grande portes). Isso inclui projetos de pequenas e grandes residências. Atua ainda na construção de prédios residenciais, comerciais, industriais, de aeroportos, hidrovias, ferrovias e obras de contenção. No campo, o engenheiro civil acompanha a execução dos projetos junto ao cliente. Pode atuar ainda como consultor, na área pericial e elaboração de laudos. Deve ter muito conhecimento em Ciências Exatas, informática, facilidade de trabalhar em equipe (pois vai lidar com parceiros e pessoal de obras) e facilidade junto ao cliente, já que muitas vezes vai atender um cliente leigo e vai ter a capacidade de expor tudo o que está acontecendo ou que venha a acontecer com facilidade e entendimento.
Áreas de atuação
O engenheiro civil pode atuar em projeto, construção, fiscalização de obras, perícia, planejamento e manutenção nas seguintes áreas e aplicações respectivas:
Materiais – indústrias de concreto, de pré-moldados.
Estruturas – edifícios residenciais, industriais ou comerciais, pontes, barragens etc.
Hidráulica e saneamento – sistemas de tratamento e de distribuição de água, sistemas de tratamento de esgotos,