Mercado futuro
Oque e:
Mercado futuro é um mercado em que se negociam compromissos de compra e venda que só serão realizados no futuro. O objetivo desse tipo de negócio não é receber o produto final, mas ganhar dinheiro com a variação dos preços, que mudam diariamente.
Nesse mercado, são negociados contratos: neles, uma das partes se compromete a vender e a outra a comprar uma determinada mercadoria por um preço específico a ser cobrado em uma data futura.
O produto negociado nesses contratos é um ativo financeiro, como ações de uma empresa, ou commodities. As mercadorias negociadas nesse mercado precisam seguir padrões comuns aos mercados do mundo todo, para que o investidor possa negociá-la à distância e sem escolher cada produto ou ativo individualmente.
Como investir: neste caso os compromissos são ajustados financeiramente às expectativas do mercado acerca do preço futuro por meio do ajuste diário (que apura perdas e ganhos) e, como consequência, os participantes podem entrar e sair do mercado a qualquer momento. Vale ressaltar que os contratos futuros são negociados somente em bolsa, o que garante mais segurança.
O ajuste diário é uma das grandes diferenças entre o mercado a termo e o mercado futuro. O mecanismo de equalização de todas as posições no mercado futuro, com base no preço de liquidação financeira (compensação) do dia, resultando na movimentação diária de débitos e créditos nas contas dos clientes, de acordo com a variação negativa ou positiva no valor das posições por eles mantidas." Assim, os participantes recebem seus lucros e pagam seus prejuízos até o vencimento do contrato.
Objeto de negociação
Descrição do ativo cuja oscilação de preços está em negociação. Exemplo: Café, dólar, boi.
Cotação
Unidade de valor atribuído a cada unidade física de mercadoria em negociação. Exemplo: reais por saca, reais por dólares.
Unidade de negociação
Tamanho do contrato. Exemplo: 100 sacas de 60 kg de café.
Vencimento
Meses em que serão