Mercado Financeiro
1. Mostre porque, no mundo contemporâneo, os países não podem ou não devem buscar a autossuficiência. Uma sugestão para você abordar esta questão é fazendo uso de pelo menos dois argumentos: o da crescente importância quantitativa e qualitativa do comércio internacional e o do aumento da interdependência entre todas as economias do mundo. Em outras palavras, um comércio mais livre e com menor protecionismo tende, em princípio, a oferecer mais vantagens que desvantagens.
2. Destaque os benefícios da abertura econômica, considerando tanto o aumento das exportações quanto das importações.
3. No mundo contemporâneo, uma economia mais aberta tende a ser vista como uma economia que alcançou um nível mais elevado de capacidade competitiva. Pode-se até dizer que economias são mais fechadas não propriamente por opção ou escolha de seus governantes (a não ser em raros casos, como Coreia do Norte, Cuba e alguns países teocráticos ou muito atrasados), mas por não terem capacidade de se abrir. Comente.
4. A globalização e a liberalização comercial e financeira impõem, no mundo contemporâneo, muito mais exigências a cada economia nacional, em comparação com qualquer outra época da história da humanidade. Tais fenômenos trazem tanto novas oportunidades quanto grandes riscos e desafios: para suas empresas, para seus governos e para suas sociedades, em geral. Faça um comentário sobre essa afirmativa, destacando os principais requisitos necessários para que a inserção de uma economia num cenário mundial globalizado possa trazer mais vantagens do que desvantagens para a população e até para as empresas desse país.
5. O mundo atual está presenciando, neste novo milênio, um fenômeno de extraordinária importância: o deslocamento espacial da produção mundial dos países industrializados para o Terceiro Mundo (sobretudo as chamadas economias emergentes). Num mundo, até pouco tempo, caracterizado pela bipolarização (entre Estados Unidos e União