mercado financeiro
Governo Geisel
Santana – AP
2014
Escola: Grupo Perspectivas Construtivas
Diretora: Maria do Socorro Guerreiro Nélia Aroucha
Professor: Wendel Martel
Componentes: Amanda Rodrigues Ana Claudia da Silva Cibele Nascimento Fernanda Facundes Juliana Carvalho Laura Abul Hosson Maria Raquel Oliveira
Série: 3ª E.M. B
Data: Santana, 05 de Setembro de 2014
Governo Geisel
Santana – AP
2014
Ernesto Geisel
Ernesto Beckmann Geisel (Bento Gonçalves, 3 de agosto de 1907 — Rio de Janeiro, 12 de setembro de 1996) foi um político e militar brasileiro, tendo sido 29º Presidente do Brasil ( 4º no regime militar brasileiro) de 1974 a 1979.
Filho de imigrantes luteranos alemães, estudou no Colégio Martinho Lutero de Estrela e no Colégio Militar de Porto Alegre, formando-se oficial na Escola Militar de Realengo. Ingressou na carreira política ao ser nomeado chefe da Casa Militar do governo do Presidente Castelo Branco em 1964. Fez parte do grupo de militares castelistas que combateram a candidatura do Marechal Costa e Silva à presidência da República. Castelo promoveu-o ainda a General-de-exército em 1966 e nomeou-o Ministro do Superior Tribunal Militar em 1967.
No governo de Emílio Médici, tornou-se presidente da Petrobras, enquanto seu irmão Orlando Geisel tornara-se Ministro do Exército; o apoio de Orlando foi decisivo para que Médici o escolhesse como candidato à Presidência em 1974. Em 1974, pelo Aliança Renovadora Nacional (ARENA), na chapa com Adalberto Pereira dos Santos para vice, candidatou-se à presidência, onde venceu, com quatrocentos votos (84,04%), a chapa oposicionista Ulysses Guimarães/Barbosa Lima Sobrinho do MDB, que obteve 76 votos (15,96%).
Assumiu a Presidência do Brasil em 15 de março de 1974.3 Seu governo foi marcado pelo início de uma abertura política e amenização do rigor da ditadura militar brasileira, onde encontrou