Mercado Financeiro
Mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas. No mercado de capitais podem ser negociados os direitos e recibos de subscrição de valores mobiliários, certificados de depósitos de ações e outros derivativos autorizados à negociação.
Seu objetivo é canalizar as poupanças (recursos financeiros) da sociedade para o comércio, a indústria e outras atividades econômicas. Distingue-se do mercado monetário que movimenta recursos a curto prazo, embora tenham muitas instituições em comum.
Ativos financeiros podem tanto ter a forma de dinheiro, como podem identificar a posse sobre algum direito. Por exemplo, ao se colocar dinheiro na poupança, o investidor recebe uma caderneta de poupança. A posse de uma caderneta de poupança identifica que o investidor possui direito sobre tal montante e da mesma maneira, o banco tem um débito com o investidor, uma dívida.
Os ativos financeiros são classificados de acordo com sua liquidez. Liquidez é a capacidade deste ativo se transformar efetivamente em dinheiro. Os ativos mais líquidos são aqueles que mais rápido se transformam em dinheiro, aqueles dos quais o investidor pode dispor mais facilmente. O ativo mais líquido da economia é a moeda.
é hoje o principal instrumento de financiamento de longo prazo para a realização de investimentos em todos os segmentos da economia, em uma política que inclui as dimensões social, regional e ambiental. o BNDES elegeu a inovação, odesenvolvimento local e regional e o desenvolvimento socioambiental como os aspectos mais importantes do fomento econômico no contexto atual, e que devem ser promovidos e enfatizados em todos os