Mercado financeiro
Constituí-se dos mercados MONETÁRIO, DE CRÉDITO, DE CAPITAIS E CAMBIAL (M-CRED-CAP- CAMB)
Um ambiente complexo, composto por agentes econômicos e órgãos reguladores orientados à obtenção de resultados, controle do risco sistêmico e macro gestão da economia.
MERCADO MONETÁRIO
Onde são realizadas as operações de curto e curtíssimo prazos, que permitem o controle da liquidez monetária da economia. São negociados neste mercado os títulos públicos federais emitidos pelo Banco Central (Ex: LFT; LTN e NTNs) destinados à execução da política monetária do governo e controle orçamentário da União, Estados e Municípios.
MERCADO DE CRÉDITO
É constituído em sua essência pelo bancos cuja finalidade maior é suprir as necessidades de recursos de curto e médio prazo através de diversas modalidades de empréstimos para pessoas físicas e pessoas jurídicas.
MERCADO DE CAPITAIS (TÍTULOS, AÇÕES ORD, AÇÕES PREF, CRÉDITO, PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO)
É a grande fonte de recursos para investimentos da economia, fundamental para o desenvolvimento econômico. A atuação do mercado de capitais se processa por diversas modalidades de financiamentos de longo prazo para giro e capital fixo, assim como para operações de prazo indeterminado, como aquelas que envolvem emissão e subscrição de ações.
MERCADO CAMBIAL
Este mercado engloba todos os agentes econômicos com motivos para realizar operações com o exterior, como importadores e exportadores, investidores e instituições financeiras, assim como as operações de compra e venda de moeda estrangeira.
MERCADO DE CAPITAIS (COMPONENTES)
MERCADO DE TÍTULOS
Não há intermediação financeira, o banco apenas promove o encontro entre investidores e tomadores com a cobrança de uma taxa de corretagem. Os contratos são mais genéricos e padronizados de forma que podem ser transferíveis a terceiros, ou seja, tais contratos podem ser negociáveis em mercados secundários, ganhando liquidez. A espinha dorsal deste mercado no Brasil são a