mercado financeiro internacional
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. Cite e discuta, em um texto de 15 linhas, os passos de integração econômica. (5,0 pontos) A integração econômica começa com a intenção dos países em realizar entre si um comércio com o mínimo de barreiras alfandegárias possíveis ou até mesmo um comércio sem barreiras. O primeiro passo para esse comércio sem barreiras é o agrupamento dos países – agrupamento que pode ser definido por questões geográficas, interesses recíprocos, de produção... – em blocos econômicos. Os passos de integração econômica são classificados observando-se à interdependência entre as nações que formam os blocos econômicos. Do estágio onde há menos integração até onde há mais integração cita-se: zona ou área de livre comércio, onde os países procuram eliminar sobre o comércio recíproco as barreiras alfandegárias, mas mantém independentes as políticas em relação aos países não membros; união aduaneira, onde a política comercial com os países não membros passar a ser uniforme no bloco; mercado comum, onde os fatores de produção tem livre movimentação; união monetária, onde o bloco adota uma moeda comum; e integração econômica total, onde a política econômica do bloco é única.
2. A União Europeia introduziu o Euro como moeda única. Baseado na concepção do Euro, você acha possível introduzir-se uma moeda única no Mercosul? Justifique sua resposta em no mínimo 20 linhas. (5,0 pontos) É possível sim que se introduza uma moeda única no Mercosul, porém, com a atual situação dos países do bloco, isso não é uma decisão confortável para o curto e nem para o médio prazo.
Primeiramente o Mercosul deve preocupar-se em corrigir seus problemas econômicos internos para que, com as economias fortes, os países possam estudar se tem condições