MERCADO DO LEO DE ANDIROBA
569 palavras
3 páginas
MERCADO DO ÓLEO DE ANDIROBADurante as pesquisas de mercado, constatou-se que há uma carência de informação registrada sobre a comercialização de produtos derivados da andiroba no mercado nacional e internacional.
Estimativas superficiais sinalizam que a produção anual de óleo artesanal da região norte do país seja de cerca de 500 toneladas (óleo/ano), mas devido às características do extrativismo e da produção artesanal, a oferta ainda é bastante sazonal.
O mercado nacional, principalmente na região norte (região de origem do produto, forte presença do conhecimento tradicional sobre o uso e a freqüente oferta no mercado informal) consome in natura a maior parte do óleo que é produzido artesanalmente. Para a produção semi-artesanal e mecanizada existe demanda por parte da indústria nacional e internacional de cosméticos, que apesar de usar pequenas quantidades do ativo nos seus produtos finais, ainda representam os principais consumidores. Há registros de crescimento nas exportações, principalmente para países da Europa e America do Norte. O mercado apresenta tendência a valorizar produtos que apresentem certificação orgânica.
MERCADO REGIONAL
Para atender a indústria de cosmético é preciso cumprir padrões específicos de higiene e qualidade físico-química. A técnica tradicional de extração dificulta estar em conforme co tais padrões, sendo assim algumas empresas tem investido em parcerias com comunidades organizadas para promover a extração do óleo em sistema semi-artesanal. Esta extração é feita com o uso de equipamentos mecânicos, elétricos ou hidráulicos que permite, ao final do processo, melhores características físico-químicas ao óleo processado pelas comunidades.
Melhores preços estão relacionados com diferencial de mercado. Com a adequação desses equipamentos, o diferencial de mercado aparece, pois alem do ganho em qualidade e produtividade, esse nível produtivo está diretamente relacionado com a capacidade organizacional do grupo e a articulação com