mercado de cmbio
A economia de um país pode ser estimulada ou desestimulada pela taxa de cambio, o que afetará na producao interna do país, também nas importacoes, exportacoes, investimentos, emprestimos e transferencias. As variáveis do mercado de cambio sao complexas e constantes, pois dependem de regras internacionais e nao somente de um lugar.
As trocas de moedas de um país para outro, chama-se câmbio. Existem agentes autorizados para a realização dessa tarefa, o cenário é chamado de Mercado de cambial. No Brasil, esses agentes autorizados trabalham sob-regulamentação do Banco Central, que por sua vez, quando há grande valorização ou desvalorização da moeda, acaba interferindo no Mercado para que seja estabilizado.
O objetivo deste trabalho é falar sobre os conceitos básicos do sistema cambial brasileiro, sua origem, estrutura, desenvolviment>>>>>>>>>>
O que é câmbio?
O câmbio é uma operação financeira que se caracteriza pela troca de moeda de um país pela moeda de outro país. . Por exemplo, quando uma pessoa viaja para fora do Brasil e precisa de dinheiro para sua estada ou até mesmo para suas compras o banco vende a essa pessoa moeda estrangeira. Caso a mesma retorne da viagem ao exterior e ainda possua alguma moeda do país que visitou, o banco compra o dinheiro estrangeiro que restou.
O mercado de câmbio é o ambiente onde se realizam as operações de câmbio entre os agentes autorizados pelo Banco Central do Brasil (bancos, distribuidoras, corretoras, agências de turismo, etc) e seus clientes. No Brasil, este mercado é dividido em dois segmentos, o livre e o flutuante, que são regulamentados e fiscalizados pelo Banco Central. O mercado livre é conhecido também como "comercial" e o mercado flutuante, como "turismo".
O Mercado de cambio possui uma longa história cuja origem pode ser encontrada no antigo Oriente médio e na idade media, quando o comercio de cambio comecou a tomar forma após os banqueiros mercantis internacionais terem