Petição inicial - Juros progressivos FGTS
...................., brasileiro, ............, ..........., CTPS ..........., CPF ............., CI ............, residente e domiciliado no(a) .................., CEP .............., ..............., por seu procurador, ao final assinado, vem, í presença de Vossa Excelência, ajuizar
Ação de Correção do FGTS pelos Índices dos Juros Progressivos
Em face de Caixa Econômica Federal, pessoa jurídica de direito público, com sede no(a) ........................................., CEP ............., pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:
I - Atendimento Prioritário - Estatuto do Idoso
01 - É assegurado o atendimento prioritário ao idoso com idade igual ou superior a 60 anos na tramitação dos processos e procedimentos e na execução dos atos e diligências judiciais em qualquer instância. O autor preenche as condições e requer este benefício, conforme artigo 71, § 1º, da Lei 10.741/2003.
II - Assistência Judiciária
02 - O autor não tem condições financeiras de arcar com despesas processuais e honorários advocatícios, sem prejuízo do sustento próprio e de sua família, razão pela qual apresenta declaração de situação financeira, atendendo o disposto na Lei 1.060/50.
III - Legitimidade
07 - Originariamente, a gestão do FGTS era feita pelo BNH (Banco Nacional da Habitação), a quem cabia exclusivamente a aplicação do Fundo, nos termos da Lei 5.107/66. Hoje, a gestão é feita pela CEF (Caixa Econômica Federal), ora Requerida, incumbindo-lhe a administração sobre todas as ordens, do Fundo, o que legitima a Demandada para figurar no pólo passivo.
IV - Dos Fatos
03 - O Autor teve seu contrato de trabalho regido pela CLT e optou pelo regime do FGTS em .......... e com efeito retroativo a 01/01/1967, em ............., de acordo com a faculdade prevista na Lei 5.958/73, desligando-se da