Mercado de catarata
Cirurgia de Catarata
Catarata é importante causa de incapacitação do indivíduo, provocando prejuízos econômicos e sociais. Representa mais de 50% dos casos de cegueira no mundo, apesar de existir tratamento relativamente seguro, rápido e com excelentes resultados.
Catarata é importante causa de incapacitação do indivíduo, provocando prejuízos econômicos e sociais. Representa mais de 50% dos casos de cegueira no mundo, apesar de existir tratamento relativamente seguro, rápido e com excelentes resultados. O único tratamento realmente eficaz é a cirurgia de extração da catarata e implante da lente intra-ocular (LIO). O uso de colírios, medicamentos ou vitaminas com o objetivo de evitar a progressão da catarata carecem de comprovação científica.
As técnicas cirúrgicas mais utilizadas para a remoção da catarata, atualmente, são a extração extracapsular e a facoemulsificação. A técnica de extração intracapsular não é utilizada de rotina, pois impossibilita a implantação da LIO. Na técnica de extração extracapsular, a catarata é retirada através de uma incisão de 6 a 10 milímetros de extensão na esclera, próxima da córnea. Como nesta técnica não se retira o saco capsular, é possível o implante da LIO. A reabilitação visual final, com a prescrição de óculos (quando necessário), se dá por volta de 2 meses após a cirurgia. Na técnica de facoemulsificação, a remoção da catarata é realizada através de uma incisão de 3 a 7 milímetros, na esclera ou na córnea. Nesta técnica, a catarata é emulsificada e aspirada com o auxílio de ultra-som. Quando se faz incisões de 3 milímetros utilizam-se lentes intra-oculares que são implantadas dobradas e que voltam a se abrir dentro do olho. A reabilitação visual é mais rápida, possibilitando a prescrição de óculos, em média, 30 dias após a cirurgia.
Com as técnicas atuais de cirurgia, mais de 90% dos pacientes recuperam totalmente a visão. Alguns podem não voltar a ter visão normal, devido a