Mercado de Bicicletas
Anualmente são produzidas em torno de 120 milhões de bicicletas no mundo. Há uma enorme disparidade na segmentação dos principais segmentos do mercado.
Quando falamos da produção, o maior player no mercado é China, com uma produção anual de 87 milhões de peças até a crise de 2009, quando recuou para 76 milhões. Atualmente produzem em torno de 85 milhões de unidades.
Ainda sobre a produção o segundo maior player é a União Européia, com cerca de 12 milhões de unidades produzidas anualmente. Mas, nota-se que apesar de continuar sendo uma referencia em produção há uma nítida perda de ritmo nos últimos anos, isso provavelmente em função da concorrência com a produção chinesa.
Em seguida ficam como maiores produtores: India, cerca de 12 milhões1, Taiwan com cerca de 4,7 milhões2, e o Brasil com 4,2 milhões3 de unidades ano. Vale ressaltar que a produção de Taiwan se concentra em itens mais tecnológicos, de maior valor agregado.
A produção de bicicletas pode ser assim segmentada:
A China além de maior produtor, é também o maior consumidor, com 25 milhões de unidades anuais. No gráfico abaixo é possível visualizar a evolução das exportações chinesas nos últimos anos, o que comprova sua posição como principal player no mercado mundial.
Quanto ao mercado consumidor, além da China, os maiores player são a União Européia e os Estados Unidos, aonde as vendas podem ser vistas no gráfico abaixo. Podemos ver que existe uma variação nesse mercado norte-americano, e isso está ligado com as oscilações na economia do país. Nos EUA, onde a indústria é relativamente pequena, a venda acontece em função das importações realizadas pelo país, grande parte da China e de Taiwan. Quando olhamos para a União Européia, nota-se que o consumo é maior do que a sua produção, realizando uma importação liquida de 40% do seu consumo.
Pelo gráfico acima conseguimos ver que a China e a India são mercados autossuficientes e exportadores líquidos e quando olhamos para