Mercado de beleza
Cláudia Vanuza Soares Justino
João Paulo Pereira Fagundes
Lisandra Palomino Silva
Lohanna Waldolato
Vanessa Alves dos Santos
ESTUDO DE MERCADO
MERCADO DA BELEZA
Uberlândia
ESAMC
Porque o Mercado de Beleza?
• O Brasil é um dos maiores mercados de consumo de beleza e estética do mundo, com movimento anual de Us$ 4 bilhões;
• Beleza e sensualidade são fatores culturais do povo brasileiro, e o clima tropical estimula a preocupação com a estética e a boa forma;
• Um estilo de vida saudável é cada vez mais tendência no comportamento das pessoas;
• As mulheres têm menos tempo para cuidar de si, porém se preocupam com a beleza e possuem maior independência financeira em suas decisões de compra.
Mercado de beleza do Brasil só perde para EUA e Japão
A Associação Brasileira de Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) divulgou dados que apontam o Brasil como o terceiro maior mercado de cosméticos do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão. Segundo a associação, o faturamento quintuplicou entre 1996 e 2009. E os fatores que influenciaram o aumento foram o desenvolvimento da indústria, a participação crescente da mulher no mercado de trabalho e a utilização de tecnologia de ponta em consequência do aumento da produtividade.
O mercado de cosméticos alcançou em 2009 o faturamento de R$ 24,9 bilhões. O setor também apresentou resultados importantes quando o assunto é emprego. As oportunidades de trabalho criadas pelos salões de beleza, por exemplo, aumentaram 143% em 15 anos. Mas para a conquista dos melhores empregos no segmento de beleza, a profissionalização é cada vez mais necessária, fato que torna o setor de qualificação profissional outra excelente opção de negócio.
"O mercado de beleza continua dando sinais da sua força no país e crescerá ainda mais se houver investimento também na educação. Essa é uma área em que não existe desemprego, absorve muita mão de